Thanksgiving Day – O Feriado mais famoso dos EUA




O Dia de Ação de Graças é um feriado celebrado nos Estados Unidos e no Canadá que simboliza um dia de gratidão, geralmente a Deus, pelos bons acontecimentos do ano. Neste dia, as pessoas comemoram com festas e orações.


Originalmente, a festa era um agradecimento pelas boas colheitas anuais, que ocorria no outono. Em 1863, o então presidente Abraham Lincoln declarou que a quarta quinta-feira do mês de novembro seria o dia nacional de Ação de Graças. Mas foi somente em 1941 que o Congresso Americano tornou a data feriado nacional.



O Dia de Ação de Graças é celebrado também com grandes desfiles e, nos Estados Unidos, com a realização de jogos de futebol americano. O prato típico do Dia é o peru, que dá à data o apelido de Turkey Day.


O Perdão



Na cerimonia, o presidente americano perdoa dois perus – um oficial e outro de reserva. As aves perdoadas pelo governante escapam do destino dos outros 46 milhões de perus comidos no Dia de Ação de Graças nos EUA. Depois da cerimonia, os perus embarcam para a Disneyland, na Califórnia, onde são destaques do Desfile de Ação de Graças. Após cumprir a formalidade, vão viver em liberdade em um dos parques temáticos do “lugar mais feliz da Terra”. A tradição começou em 1947 quando um peru foi apresentado ao presidente Harry Truman. Desde então, 11 presidentes americanos já participaram da cerimonia, onde ganham perus de presente e “perdoam” os animais. Todos os anos a Federação Nacional de Peru escolhe dois dos seus mais belos animais para serem entregues à Casa Branca.


Desfiles



É comum acontecerem desfiles durante o Thanksgiving Day. Geralmente, eles são inspirados no modo de vida de peregrinos e as pessoas se vestem como os primeiros colonos dos EUA. Um dos desfiles mais famosos é a parada de Ação de Graças da Macy’s, em Nova York.  A primeira parada feita pela loja, para promover o lançamento da temporada de compras de Ação de Graças – Natal (antigamente conhecida por Prada Macy’s de Natal),  aconteceu em 1924. Ela foi lançada pelos funcionários da Macy’s e contou com animais do zoológico do Central Park. O primeiro balão de ar quente da parada foi projetado pelo ilustrador de livros infantis Tony Sarg em 1927.



Hoje cerca de 3 milhões de pessoas assistem à parada, que começa na 7th Street e termina na 34th Street e na 7th Avenue. Balões de ar gigantes com personagens como Snoopy, Bob Esponja e Homem Aranha são as principais atrações, juntamente com bandas de músicas, celebridades e bailarinos que realizam performances. No final da parada acontece a chegada do Papai Noel ou Santa Claus, como é conhecido por lá, que marca o inicio da temporada de Natal. Aproximadamente 44 milhões de pessoas acompanham a transmissão da parada na Televisão, feita pela NBC.


Futebol Americano



Grande parte dos americanos assiste a jogos de futebol na TV, logo após a refeição do Dia de Ação de Graças. Este costume começou entre os anos 1920 e 1930, quando o esporte ganhou popularidade nos EUA. 


Celebração em família



Atualmente o Thanksgiving Day é uma celebração doméstica, centrada na família e no lar. Em 2007,  a American Automobile Association estimou que 38,7 milhões de americanos viajariam 80 km ou mais para passar o feriado de Ação de Graças em família. Um dos costumes das famílias americanas é encher uma cornucópia, um vaso em forma de chifre, com frutas e vegetais. Além de degustar o famoso peru. Eles também costumam decorar as igrejas com flores e alimentos.


Origem do Dia de Ação de Graças



O Feriado tem origem em festivais de colheita. Era costume expressar gratidão por uma colheita abundante nas culturas, tanto dos colonos ingleses – os chamados peregrinos – que partiram da Inglaterra em 1620, quanto dos nativos americanos que eles lá encontraram.



A celebração da colheita de três dias realizada em 1621 na colônia de Plymouth,  hoje  Massachussets, é geralmente considerada o primeiro dia de Ação de Graças americano. Os peregrinos haviam chegado um ano antes no navio Mayflower. Eles tinham pouca comida e era tarde demais para plantar, por isso metade da colônia morreu durante o inverno de 1620-1621. Na primavera, os índios Wampanoags locais ensinaram os colonos como cultivar milho e outras culturas nativas. Eles ajudaram os colonos a dominar a caça e a pesca e mostrou-lhes como cozinhar amoras, milho e abóboras.



Os colonos tiveram colheitas abundantes no outono de 1621. Eles convidaram os seus benfeitores Wampanoags para festejar com eles com perus selvagens, patos, gansos, peixes e frutos do mar, milho, vegetais verdes e frutas secas. O chefe wampanoag Massasoit e sua tribo trouxeram carne de veado.



Festivais de colheita se tornaram um evento regular na Nova Inglaterra. O dia de Ação de Graças foi observado em várias datas nos estados até 1863, quando o presidente Abraham Lincoln proclamou a última quinta-feira de novembro como feriado nacional de Ação de Graças. Em 1941, o presidente Franklin Roosevelt assinou uma lei fixando o dia “Thanksgiving” na quarta quinta-feira de novembro.